Banco Central define nova data para concurso público
O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou na última quarta-feira (29) que os exames do seu concurso público já tem uma nova data: serão realizados em 4 de agosto. Originalmente, as provas estavam previstas para 19 de maio. No entanto, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os exames foram adiados. A instituição informou […]

O Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou na última quarta-feira (29) que os exames do seu concurso público já tem uma nova data: serão realizados em 4 de agosto.
Originalmente, as provas estavam previstas para 19 de maio. No entanto, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os exames foram adiados.
A instituição informou que 1.100 candidatos do Rio Grande do Sul participarão das provas, representando cerca de 3% dos mais de 28 mil inscritos. O Banco Central garantiu que o adiamento não teria impactos financeiros.
O adiamento foi anunciado em 5 de maio, mas a nova data não havia sido revelada até então. Segundo a nota divulgada, a definição da nova data dependia da “normalização das condições em Porto Alegre, onde as provas serão aplicadas”.
O Banco Central do Brasil anunciou a abertura de 100 vagas para o cargo de analista, sendo 50 destinadas à área de Tecnologia da Informação e 50 à área de Economia e Finanças.
Os aprovados terão um salário inicial de R$ 20.924,80, além de benefícios como vale-alimentação e assistência médica.
Para se candidatar, é necessário possuir nível superior em qualquer área de formação e estar disponível para uma jornada de 40 horas semanais.
O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira etapa consiste em provas objetivas e discursivas, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos, todas com caráter eliminatório e classificatório.
A segunda etapa envolverá a participação no Programa de Capacitação (Procap).
Todas as fases da primeira etapa do concurso serão realizadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.
Veja o cronograma:
- Divulgação do edital para consulta aos locais de provas: 23 de julho
- Aplicação das provas objetivas e discursivas: 4 de agosto
- Consulta individual ao gabarito preliminar das provas objetivas: 6 até 8 de agosto
- Divulgação do padrão preliminar das respostas das provas objetivas: 6 de agosto
- Prazo para a solicitação de recursos: 7 e 8 de agosto
- Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos: 3 de setembro
Os candidatos inscritos no concurso público do Banco Central devem acompanhar as atualizações por meio do site da Cebraspe, a instituição responsável pela organização do exame.