A B3 anunciou na noite desta segunda-feira (29) a exclusão das ações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A, identificadas pelo ticker GOLL4, de todos os seus índices. Essa medida foi tomada em decorrência do pedido de Chapter 11 (recuperação judicial) apresentado pela companhia ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, juntamente com as repercussões que tal decisão trouxe ao mercado, conforme informou a operadora da Bolsa.

A Gol terá seus papéis removidos dos índices IBOV, IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL, com efeito a partir do preço de fechamento após o encerramento do pregão regular de hoje, 30 de janeiro de 2024. A redistribuição de sua participação ocorrerá proporcionalmente entre os demais integrantes da carteira, com os devidos ajustes nos redutores.

Apesar da exclusão dos índices da B3, as negociações da GOLL4 continuarão normalmente. Contudo, a partir do pregão do dia 30, as ações da Gol serão listadas na B3 sob a categoria de “Outras Condições”.

Em comunicado enviado ao mercado, a GOL declarou que espera sair do processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento. O compromisso de financiamento foi estabelecido por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra, conforme indicado no comunicado. Bondholders são detentores de títulos, e Abra é o grupo empresarial do qual a GOL faz parte.

“A companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do primeiro dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, detalhou a empresa.

Entenda o que acontece com as ações das empresas após o processo de recuperação lendo nosso artigo.