PIB da Alemanha cai e país entra em recessão
A economia alemã enfrenta recessão devido a uma queda maior do que as estimativas iniciais nos primeiros meses do ano. Nesta quinta-feira (25), a agência de estatísticas Destatis divulgou os dados finais indicando que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha sofreu uma contração de 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o […]
A economia alemã enfrenta recessão devido a uma queda maior do que as estimativas iniciais nos primeiros meses do ano. Nesta quinta-feira (25), a agência de estatísticas Destatis divulgou os dados finais indicando que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha sofreu uma contração de 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o quarto trimestre do ano passado.
O resultado foi inferior às estimativas preliminares e às expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que previam estabilidade em relação ao período anterior.
Com a contração econômica de 0,4% no quarto trimestre de 2022, a Alemanha entrou em recessão, marcando dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.
Em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior, o PIB alemão registrou uma queda de 0,5%. Na pesquisa preliminar publicada no final de abril, a Destatis havia estimado uma contração de 0,1%, enquanto a FactSet projetava estabilidade.
O que é a recessão econômica
Basicamente, recessão é uma situação econômica em que há uma diminuição na renda das famílias, na quantidade de empregos disponíveis e na atividade empresarial em geral. Isso significa que ninguém escapa dos impactos financeiros de uma recessão.
A recessão pode ser causada por vários problemas econômicos, como crises de saúde, conflitos armados e má administração, e acarreta uma série de dificuldades, como queda no consumo, alto índice de desemprego, redução do poder de compra e restrição na oferta de crédito, entre outros.
Veja também: