Recentemente, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrando aumento significativo de 3,32% em fevereiro em relação a janeiro.

E alguns dos principais países da Europa também divulgaram dados preliminares sobre o PIB. Assim como no Brasil, também foi visto um movimento de alta, o que sinaliza bons horizontes para as principais economias mundiais. 
Veja a seguir os resultados do PIB da Itália, França, Alemanha e Espanha no 1T23.

PIB da Itália em viés de alta

De acordo com informações preliminares divulgadas pelo Istat, o Instituto de Estatísticas da Itália, o PIB do país registrou um crescimento de 0,5% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre do ano anterior.

Os analistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ) previam estabilidade na economia italiana nos primeiros três meses deste ano, após uma contração de 0,1% no último trimestre de 2022.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB italiano apresentou expansão de 1,8% nos primeiros três meses de 2023. O resultado superou as expectativas do levantamento realizado pelo WSJ, que previa um aumento de 1,3%.

Produto Interno Bruto da França se expandiu 0,8%

De acordo com a pesquisa preliminar realizada pelo Insee, o Instituto de Estatísticas da França, o PIB francês cresceu 0,2% no primeiro trimestre em comparação aos três meses anteriores. O resultado está em linha com as expectativas dos analistas consultados pelo Wall Street Journal.

Apesar das pressões causadas pela alta inflação e da estagnação do PIB no quarto trimestre de 2022, agora revisado de +0,1% para 0%, houve avanço no PIB da França no primeiro trimestre.
No trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o PIB da França registrou expansão de 0,8%, ligeiramente abaixo da previsão de 0,9%.

PIB da Espanha supera expectativas

O Instituto Nacional de Estatística da Espanha divulgou dados preliminares indicando que o PIB da nação registrou crescimento de 0,5% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre do ano anterior.

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2% no período.

A variação do PIB espanhol no quarto trimestre em relação ao terceiro foi revisada para cima, passando de 0,2% para 0,4%.
O INE informou que, em relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB da Espanha teve uma expansão de 3,8% no primeiro trimestre, ganhando força em comparação ao acréscimo de 2,9% registrado no trimestre anterior.

PIB da Alemanha fica estagnado

Já o Destatis, Departamento de Estatísticas da Alemanha, revelou que o Produto Interno Bruto do país ficou estagnado (0,0%) no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022.

O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, uma vez que o consenso Refinitiv previa um crescimento de 0,2% no primeiro trimestre de 2023.

Segundo o Destatis, os dados do quarto trimestre do ano passado foram revisados para baixo, de uma queda de 0,4% para uma retração de 0,5%.
Para o Departamento de Estatísticas, as despesas de consumo final das famílias e do governo caíram no início de 2023. As contribuições positivas no período vieram da formação bruta de capital e das exportações.

Veja também:
O que é o acordo Mercosul-União Europeia?

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.