A Agrogalaxy (AGXY3), plataforma de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, entrou com um pedido emergencial de recuperação judicial nesta quarta-feira (18), como uma medida para enfrentar os desafios financeiros que está enfrentando. 

O pedido foi acompanhado por uma demissão em massa de diretores e membros do conselho, incluindo o CEO, Axel Jorge Labourt, o que reflete a gravidade da situação na empresa.

A empresa afirmou que tem se empenhado para enfrentar “desafios significativos” e que já adotou diversas medidas e estudos para mitigar a crise. Segundo a Agrogalaxy, os problemas que a levaram à situação atual foram amplificados por fatores climáticos adversos e pela deterioração das condições dos mercados, tanto brasileiro quanto internacional, o que acabou pressionando sua estrutura de capital.

Agora, a empresa pretende convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a ratificação do plano de recuperação judicial, que visa à reestruturação financeira e à continuidade das operações.

Demissões de diretores

O dia de hoje ainda foi marcado por uma grave crise institucional para a empresa, marcada pela saída em massa de vários membros da alta cúpula da administração. Além do CEO Axel Jorge Labourt, outros nomes importantes renunciaram, aprofundando a instabilidade da Agrogalaxy.

Mauricio Luís Luchetti, que ocupava o cargo de membro independente do Conselho de Administração, também renunciou, deixando seus postos no Comitê de Auditoria Estatutário e no Comitê de Pessoas. Eduardo de Almeida Salles Terra e Benildo Carvalho Teles, ambos membros independentes do Conselho de Administração, também pediram demissão.

Outras saídas importantes incluem Welles Clovis Pascoal, que deixou o Conselho e o Comitê de Sustentabilidade, e Larissa Yastrebov Pomerantzeff, que renunciou ao Conselho e a vários comitês, incluindo o de Sustentabilidade, o Comitê Financeiro e o Comitê de Pessoas.

Diante dessas renúncias, Eron Martins, até então diretor Financeiro e de Relações com Investidores, foi nomeado interinamente como Diretor Presidente, acumulando as funções anteriores.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.