A gestora de investimentos Vinci Partners (VINP) revelou um passo audacioso em sua trajetória de crescimento ao anunciar a incorporação da norte-americana Compass. A fusão fez o valor dos ativos sob gestão da empresa saltar de US$14 bilhões para uma expressiva marca superior a US$50 bilhões.

Em declaração ao mercado, o CEO da empresa brasileira afirmou que incorporar a Compass “marca o passo mais significativo até agora no nosso crescimento estratégico de longo prazo, plano apresentado em nosso Investor Day”, diz.

De acordo com o documento, a empresa norte-americana receberá uma quantia inicial de 11.783.384 ações de classe A da Vinci Partners, além de uma parte em papéis conversíveis que totalizam cerca de 154 milhões de reais. Logo, os sócios da Compass possuirão 18% da Vinci. A fusão está prevista para ser concluída até o fim do terceiro trimestre de 2024. 

As empresas veem fusão como uma estratégia de negócios complementares

Para Jaime Martí, sócio e CEO da Compass, não haverá canibalização de regiões com a incorporação. Ele enfatiza que a “combinação com a Vinci é um movimento complementar perfeito, pois ganhamos acesso para um conjunto líder e diversificado de oportunidades alternativas de investimento no Brasil”, conta.

Além disso, o CEO também destacou que nos últimos 28 anos a Compass construímos uma forte reputação através da sua extensa rede de distribuição e histórico na América Latina – a empresa de consultoria de investimentos opera em sete países da região. 

O foco principal do novo negócio será o private equity, no entanto, as empresas acreditam que os fundos exclusivos para clientes serão uma parte relevante da receita nos próximos anos. 

Possuindo 8 bilhões em private equity, a Vinci Partners detém investimentos em empresas como a rede de alimentação Domino’s e o grupo de varejo dono das lojas Le Biscuit e Casa & Vídeo no portfólio. 

Vale destacar que a empresa está listada na bolsa de Nova York (Nyse) desde 2021. 

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.