Não me lembro quando foi que algum empresário me disse que a vida foi fácil. Até pros herdeiros de negócios, simplesmente não há. Todos têm uma história difícil de um momento difícil ou, em geral, vários momentos difíceis. A grande realidade é que nos acostumamos com a sedução pelo caminho mais curto, por isso, tendemos a mudar a estratégia várias e várias vezes. 

Matematicamente enriquecer é bem simples. Sim, pode não ser fácil, mas simples, com certeza é. Junte dinheiro todos os meses durante algum tempo e pronto, você enriquecerá. Quanto mais poupar, mais enriquecerá, ou seja, gaste menos e poupe mais, não tem erro. O problema é que demora em QUALQUER estratégia, envolva risco ou não. 

Quer enriquecer investindo em ações? Perfeito! Saiba que os anos ruins virão e você sofrerá. Não será do dia pra noite, mas pode ser mais rápido que a estratégia conservadora.

Quer enriquecer investindo em renda fixa? Perfeito! Também há risco, mas de certo é bem mais tranquilizante do que a renda variável. Demora mais, mas com menos dor de cabeça. E ai de você se não tiver regularidade nos aportes…

Quer enriquecer com imóveis, empreendimentos, vendas? Ótimo! Você vai realmente precisar investir dinheiro e energia nisso. Talvez precise tomar alguns empréstimos, perder horas de sono pensando no negócio e lapidando as arestas para os meses que fechar no vermelho. De todos, esse é o mais arriscado, mais demorado e mais rentável!

Agora, vale o conselho: Não troque de estratégia sempre que enfrentar uma dificuldade. 

Perceba que eu não estou dizendo para não diversificar seus investimentos em todas as frentes, mas, tão somente: Não troque de estratégia no primeiro calor que sofrer.

Em resumo, se você abriu uma empresa e destinou o capital adequado para isso, não largue a empresa no primeiro mês negativo que fechar para investir tudo em renda fixa. 

Se você comprou ações, não venda tudo no primeiro mês negativo para abrir uma empresa.

Se você investiu em renda fixa, não venda tudo para investir em ações só porque está “pagando pouco”.

Aceite que trocar de estratégia o tempo todo pode acabar com sua vida financeira. Tenha paciência e resiliência porque só a estratégia correta pode vencer no longo prazo e tornar tudo mais simples.

Gabriel Correia

Assessor e mentor de investimentos desde 2020 e investidor desde 2016, Gabriel Correia dedica seus estudos ao que chama de "análise realista", separando tradicionais discursos ilusórios da realidade dos investimentos. Atualmente, é sócio no escritório InvestSmart, vinculado à XP, e colunista de empreendedorismo e investimentos do Melhor Investimento.