O que é viver de renda e como isso é possível?
Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em ganhar dinheiro sem trabalhar. Pois é, viver de renda é basicamente assim. Porém, é um caminho longo até alcançar essa forma de se sustentar. Viver de renda é… Viver de renda nada mais é do que receber um valor suficiente para suprir as necessidades pessoais e […]
Foto: Freepik
Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em ganhar dinheiro sem trabalhar. Pois é, viver de renda é basicamente assim. Porém, é um caminho longo até alcançar essa forma de se sustentar.
Viver de renda é…
Viver de renda nada mais é do que receber um valor suficiente para suprir as necessidades pessoais e familiares de forma segura, sem que seja preciso alocar tempo para que exista essa renda. Em finanças dizemos que viver de renda, na prática, é construir Renda Passiva. Mais a frente entraremos em detalhes sobre os tipos de renda.
Normalmente, para chegarmos no ponto de “viver de renda”, precisamos fazer uma série de economias e investimentos ao longo das nossas vidas. No bom português: antes de colher os frutos, é preciso plantar as sementes.
Tipos de renda
Para que você entenda mais especificamente, existem dois tipos de classificação de renda:
Renda passiva – toda renda que não dependa da dedicação de tempo e esforço contínuo em alguma atividade. Exemplo: rendimento dos investimentos, aluguéis de imóveis, dividendos de empresas investidas como sócio investidor, pensões, entre outros.
Renda ativa – toda renda que depende da dedicação de tempo e esforço contínuo em alguma atividade. Exemplo: salário e benefícios, dividendos em sociedades que dependam do seu trabalho.
Como é possível viver de renda?
Começar a viver única e exclusivamente de renda passiva exige dedicação, paciência, planejamento, economia e inteligência para planejar objetivos e criar estratégias para executá-los. Os rendimentos vão resultar de tudo isso, até porque quanto mais uma pessoa poupa dinheiro para investir, mais dinheiro vai render e mais cedo ela poderá viver de renda. Claro que isso só será possível dependendo de variáveis como o rendimento dos seus investimentos, o montante do seu capital e o seu objetivo de renda mensal, ou seja, quanto de dinheiro por mês você mira conseguir de forma que seja suficiente para arcar com todos seus planos futuros.
Dicas para os primeiros passos
Se obter retorno financeiro por meio de renda passiva é o seu desejo para o futuro, é bom já ir aplicando algumas dessas dicas:
- Ter uma reserva de emergência;
- Balanço financeiro – Ter certeza de tudo que ganha, quanto gasta e quanto poderia poupar mensalmente;
- Evitar dívidas;
- Planejamento financeiro – pensar estrategicamente em como organizar as finanças e aplicar bem o capital.
Tenha como lema: GANHAR, POUPAR E INVESTIR!
Portanto, toda renda passiva, naturalmente, exige uma renda ativa. Isso significa que, na maioria dos casos, só é possível construir um patrimônio trabalhando e poupando durante um bom tempo. Quanto mais poupar para investir, mais dinheiro renderá e mais cedo poderá viver, como a maioria dos brasileiros gostaria, de renda.