No Rio de Janeiro e em São Paulo, diversas escolas de samba abrem os desfiles de carnaval ainda nesta sexta-feira (17), e as apresentações devem seguir normalmente até o domingo (19). 

E se você está se preparando para curtir a folia ou se programando para repousar longe dos desfiles e blocos de rua, é bom ficar sabendo que durante a segunda-feira (20) e a terça-feira (21), ainda que por lei não seja feriado (e sim ponto facultativo), alguns serviços essenciais estarão fora de funcionamento.

Já na Quarta-feira de Cinzas (22), dia que também é considerado ponto facultativo, a maioria desses serviços serviços devem retornar ao funcionamento normal após às 14h. 

Por isso, trouxemos aqui o cronograma de funcionamento de bancos e também da Bolsa de Valores durante os dias que são considerados pontos facultativos nas próximas datas de carnaval.

Bancos x carnaval

Nos dias 20 e 21, não haverá atendimento presencial em agências bancárias. Porém, no dia 22, as atividades devem retornar à normalidade após às 12h até o fim do horário comercial. 

Algumas agências encerram suas atividades, de modo geral, às 15h. Mas nestes casos, o início do expediente deverá ser adiantado.

Tecnologia como aliada

O ideal é que clientes usufruam ao máximo da tecnologia e canais de automação disponibilizados pelos bancos, já que transações bancárias, por exemplo, são práticas e totalmente seguras via plataformas digitais.

Funcionamento da B3 durante o carnaval

A Bolsa de Valores já divulgou que as atividades só vão retornar à normalidade na próxima quarta-feira (20), com horário de abertura do pregão previsto para às 13h (horário de Brasília).

Para a negociação de ativos de renda variável, haverá uma sessão contínua das 13h às 17h55, com pré-abertura das 12h45 às 13h.