Copel entra para o ranking das empresas mais sustentáveis do mundo no Carbon Clean 200
A Copel está entre as oito empresas brasileiras de capital aberto listadas no Carbon Clean 200, ranking internacional que destaca as 200 companhias mais sustentáveis do mundo e que mais avançam na transição energética global, com base em receitas provenientes de fontes limpas. Criado em 2016, o ranking é atualizado periodicamente e, nesta edição, considerou […]

A Copel está entre as oito empresas brasileiras de capital aberto listadas no Carbon Clean 200, ranking internacional que destaca as 200 companhias mais sustentáveis do mundo e que mais avançam na transição energética global, com base em receitas provenientes de fontes limpas.
Criado em 2016, o ranking é atualizado periodicamente e, nesta edição, considerou dados até 29 de janeiro de 2025. O levantamento aponta que as grandes empresas sustentáveis, que representam 80% da capitalização de mercado global, cresceram mais de duas vezes em comparação ao restante do mercado.
Essa tendência reforça a liderança das companhias comprometidas com a sustentabilidade, que desde 2016 geraram US$ 2,5 trilhões em receitas provenientes de produtos e serviços que reduzem o consumo de combustíveis fósseis e água. O ranking é elaborado pelas organizações “As You Sow” e “Corporate Knights”.
Presença brasileira no ranking das empresas mais sustentáveis
Entre as companhias brasileiras, o Banco do Brasil foi o melhor classificado, ocupando a 37ª posição. A Copel aparece na 96ª colocação, ao lado de outras cinco empresas do setor elétrico: Cemig (40ª), Neoenergia (42ª), CPFL Energia (51ª), Coelba (140ª) e Engie Brasil (151ª). A Sabesp, do setor de saneamento, está em 155º lugar.
Para Luisa Nastari, superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, a presença no ranking reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Nosso destaque no setor elétrico se reflete em ações concretas: descarbonizamos nossa matriz energética, garantindo que 100% da nossa geração própria venha de fontes renováveis, e estamos na vanguarda das soluções para a transição energética, investindo em inovação, eficiência e eletrificação inteligente”.
Copel (CPLE6) – Energia 100% renovável
Em 2024, a Copel alcançou a meta de gerar energia a partir de ativos 100% renováveis, um ano antes do prazo previsto para 2025. Baseada em fontes limpas como hidrelétricas, solar e eólica, a empresa reafirma seu compromisso com os princípios ESG (ambiental, social e de governança) e se posiciona como um dos principais agentes do desenvolvimento sustentável no Brasil.
O que é o Carbon Clean 200?
O Carbon Clean 200 é um ranking global que lista as 200 empresas de capital aberto que mais se destacam na transição energética, gerando receitas significativas a partir de fontes limpas e sustentáveis. Ele foi criado em 2016 pelas organizações As You Sow e Corporate Knights, e é atualizado periodicamente para refletir o desempenho das companhias em relação à economia de baixo carbono.
Critérios de seleção
Para integrar o ranking, uma empresa deve gerar pelo menos 10% de sua receita total a partir de soluções limpas. Além disso, são automaticamente excluídas empresas que:
- Atuam nos setores de petróleo e gás, a menos que mais de 50% de sua geração seja renovável;
- Possuem ligação com carvão, seja na exploração ou produção de energia;
- Estão envolvidas na produção de óleo de palma, papel e celulose, borracha, madeira, gado ou soja de maneira insustentável;
- São associadas a trabalho infantil ou forçado;
- Fabricam pesticidas prejudiciais ou fazem lobby contra políticas ambientais.