O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) aprovou o nome de Magda Chambriard para ocupar o cargo de nova presidente da petroleira estatal. O anúncio da posse de Chambriard foi feito nesta sexta-feira (24), por meio de um Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com o comunicado, ela assumiu ambos os cargos no mesmo dia e passou a integrar imediatamente o Conselho de Administração da Petrobras, sem a necessidade de convocação de uma Assembleia Geral com os acionistas para esse propósito.

Na última quarta-feira (22), a Petrobras já havia informado que o Comitê de Pessoas de seu conselho de administração, que atua como Comitê de Elegibilidade (CELEG), concluiu a análise sobre a indicação de Magda Chambriard para os cargos de conselheira de administração e presidente da Petrobras.

O CELEG considerou que a indicação de Magda para o cargo de CEO da Petrobras atende aos requisitos estabelecidos pelas regras de governança da companhia e pela legislação aplicável.

Magda Chambriard assume o cargo após a demissão de Jean Paul Prates em 14 de maio, por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a demissão de Prates ganhou força após sua abstenção em uma votação sobre dividendos extraordinários relacionados ao lucro de 2023.

O nome de Magda já estava circulando nos bastidores do alto escalão da estatal há alguns meses antes da sua nomeação oficial.

Conheça Magda Chambriard

Magda Chambriard possui uma sólida formação acadêmica, sendo mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989) e graduada em Engenharia Civil pela UFRJ (1979). Ela também possui especializações em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações, bem como em Produção de Petróleo e Gás, realizadas na Universidade Petrobras.

Sua trajetória profissional teve início na Petrobras em 1980, sempre na área de Produção. Em 2002, foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção. Nessa época, ela já atuava como consultora de negócios de Exploração e Produção na Petrobras.

Ao longo dos anos, Chambriard ocupou cargos de destaque na ANP, incluindo a liderança da diretoria em 2008 e a direção geral em 2012. Durante sua gestão, ela foi responsável por diversas iniciativas importantes, como a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente e da Superintendência de Tecnologia da Informação.

Além disso, liderou os trabalhos relacionados aos estudos e elaboração dos contratos e editais, bem como os estudos técnicos que resultaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão.