Receita alerta sobre golpe do “Erro na Declaração do Imposto de Renda”; entenda
Um alerta emitido pela Receita Federal aponta para a circulação de um novo golpe relacionado ao Imposto de Renda, visando a enganar contribuintes e obter informações pessoais de forma fraudulenta. De acordo com o órgão, os golpistas estão se valendo do nome da instituição para notificar supostos erros nas declarações dos contribuintes. Eles exigem correções […]

Um alerta emitido pela Receita Federal aponta para a circulação de um novo golpe relacionado ao Imposto de Renda, visando a enganar contribuintes e obter informações pessoais de forma fraudulenta.
De acordo com o órgão, os golpistas estão se valendo do nome da instituição para notificar supostos erros nas declarações dos contribuintes. Eles exigem correções até o dia 5 de maio, fornecendo um link malicioso que supostamente contém detalhes sobre o procedimento de correção em um arquivo PDF.
Na comunicação, os fraudadores utilizam a sigla IRPF e se dirigem às vítimas como “contribuinte”, termos comumente empregados pela Receita Federal em sua comunicação oficial. Além disso, mencionam legislação federal e o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fiscal.
É importante ressaltar que a Receita Federal nunca envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando correções de declarações por meio de links. Clicar em links suspeitos pode expor informações sensíveis para os autores da fraude.
“Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, destacou a Receita em comunicado.
Receita da orientações de como se prevenir:
- Desconfie ao receber e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos que solicitem informações pessoais, especialmente aquelas relacionadas à declaração do Imposto de Renda;
- Jamais clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois eles podem redirecioná-lo para sites maliciosos ou fazer o download de programas prejudiciais para o seu dispositivo.
- Evite abrir arquivos anexados, pois geralmente são programas executáveis que podem danificar o seu computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
- Sempre verifique a autenticidade das comunicações que aparentam ser da Receita Federal. Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.