Durante a Semana do Consumidor, as vendas online registraram um crescimento de 13,9%  entre os dias 8 a 13 de março, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com um levantamento feito pela Linx, uma empresa do grupo StoneCo (STOC31) especializada em tecnologia para o varejo, o volume transacionado no comércio eletrônico também aumentou 11% em relação ao ano anterior.

Entre os produtos mais procurados no e-commerce estão geladeiras, ar-condicionados e celulares.  Segundo Guga Schifino, diretor da Linx/StoneCo, as altas temperaturas impulsionam a busca por ar-condicionado, afetando diretamente os preços. Ele também explicou que geladeiras e celulares são itens geralmente mais caros, levando os consumidores a aproveitarem as promoções, como o Dia do Consumidor, para adquiri-los a preços mais acessíveis.

Schifino declarou ainda que o Dia do Consumidor está ganhando importância no comércio brasileiro, movimentando as vendas no primeiro semestre, visto que as principais datas do varejo, como Natal e Black Friday, acontecem na segunda metade do ano. 

“Cerca de 20% das marcas já adotam a semana do consumo, distribuindo ofertas ao longo da semana. Embora não se compare à Black Friday, essa data pode gerar uma receita maior do que em um dia comum, sendo uma oportunidade para girar estoques e impulsionar o caixa em um período de vendas mais morno”, pondera. 

Além dos eletrodomésticos e celulares, a procura e venda de repelentes chamam a atenção, com um aumento de 88,2% em fevereiro em relação a janeiro de 2024, refletindo a preocupação com a epidemia de dengue. Desde o início do verão, a busca por esse tipo de produto cresceu significativamente, atingindo um aumento de 337%.

O Dia do Consumidor é celebrado no dia 15 de março.