O conselho fiscal da Kablin (KLBN11) aprovou, de forma unânime, a proposta de aumento de capital social da empresa em 1,6 bilhão de reais, sendo realizado por meio da capitalização de parte do saldo da reserva para investimentos e capital de giro. A decisão será submetida à assembleia-geral ordinária e extraordinária (AGOE), prevista para o dia 16 de abril. 

O aumento desse capital acontecerá através da emissão de 208,2 milhões de novas ações ordinárias e 353,6 milhões de novas ações preferenciais, ambas sem valor nominal, sendo concedidas de maneira gratuita aos acionistas. A proporção será de 1 (uma) nova ação para cada 10 (dez) ações de emissão da companhia, ou seja, a taxa será equivalente a 10%. 

As partes fracionadas que forem decorrentes da bonificação estarão disponíveis para negociação durante 30 dias. Após esse período, todas as frações remanescentes serão agrupadas em ações e leiloadas na bolsa. Os proventos alocados nesse leilão serão distribuídos proporcionalmente aos detentores dessas frações, em dinheiro.

Já as ações Units serão empregadas na composição de Units, no entanto, aquelas que não puderem ser utilizadas para formar um pacote serão creditadas diretamente aos acionistas. Do mesmo modo, a lógica de ser aplicada as Units objeto do “Programa de Outorga de Units para Todos da Klabin”.

A movimentação visa ajustar a estrutura de capital da Klabin de acordo com suas demandas de investimento, além de ampliar a liquidez das ações da empresa no mercado, conforme comunicado oficial da companhia.

Confira o registro da reunião do conselho fiscal da Klabin clicando aqui.