Temu: A nova gigante chinesa no e-commerce brasileiro
Ao que tudo indica, mais uma gigante chinesa está chegando para integrar o e-commerce brasileiro. Além das já muito conhecidas Shein e Shoppe, a Temu deve desembarcar em território nacional ainda na primeira metade de 2024. Conhecida por ser altamente competitiva no quesito custo e benefício, a gigante do varejo promete marcar uma presença significativo […]

Ao que tudo indica, mais uma gigante chinesa está chegando para integrar o e-commerce brasileiro. Além das já muito conhecidas Shein e Shoppe, a Temu deve desembarcar em território nacional ainda na primeira metade de 2024. Conhecida por ser altamente competitiva no quesito custo e benefício, a gigante do varejo promete marcar uma presença significativo e-commerce brasileiro.
Além de possuir uma ampla variedade de produtos, a Temu consegue preços ainda mais baratos do que suas concorrentes compatriotas,um feito ainda mais notável quando consideramos suas estratégias agressivas de desconto.. Segundo os analistas da XP, dentre as mais de 30 categorias de produtos disponíveis na plataforma, estão desde pets, vestuários e brinquedos, até beleza, saúde e aparelhos eletrônicos.
A fim de alcançar preços competitivos, a Temu emprega ferramentas tecnológicas e adota a estratégia de conectar diretamente as empresas de atacado aos consumidores finais, eliminando intermediários. No Brasil, o marketplace da Pinduoduo (PDD Holdings) introduz operações distintas, enfatizando um controle rigoroso da cadeia de abastecimento e fornecedores para reduzir custos.
A magnitude da varejista chinesa é evidente ao considerar que, nos Estados Unidos, a Temu ostenta um faturamento superior ao dobro daquele obtido pelas concorrentes Shein e Shopee. Para se ter uma ideia, o volume global bruto de mercadorias (GMV) anual da Pinduoduo atinge a marca de US$ 450 bilhões, montante dez vezes superior ao GMV do Mercado Livre (MELI34).