Na tarde desta terça-feira (05), as ações da Gol (GOLL4) registraram um avanço superior a 4%, impulsionadas pela especulação em torno de uma oferta de compra por parte da concorrente Azul (AZUL4). Sem entrar em muitos detalhes sobre a possibilidade, John Peter Rodgerson, CEO da Azul, diz estar monitorando de perto a situação.

Em conjunto com a Latam, a Azul e a Gol, representam as gigantes companhias que dominam o mercado de empresas áreas da américa latina. Mesmo diante do aumento nas tarifas ocorrido no ano passado e da crescente demanda, as finanças de ambas as empresas foram impactadas pelos elevados custos dos combustíveis de aviação e pelos atrasos na produção de novas aeronaves.

De acordo com informações da Bloomberg News, a Azul juntamente com o Citigroup e o Guggenheim Partners, empresas consultoras da companhia, estudam para avaliar a viabilidade de uma proposta de aquisição pela Gol. Sobre a possibilidade, Rodgerson afirma que “você tem a obrigação com seus acionistas de observar as oportunidades que existem”, disse o Diretor Executivo em entrevista  concedida à Bloomberg. 

A Azul acredita que a ausência de sobreposição entre as companhias aéreas poderá ampliar suas chances de obter aprovação regulatória, caso decida apresentar uma oferta, afirmou uma pessoa das empresas que assessoram a Azul que, por sua vez, preferiu não se identificar devido ao caráter privado das discussões. 

A fonte mencionada indicou que a Azul está considerando várias opções, inclusive a possibilidade de adquirir sua concorrente, embora não descarte totalmente a hipótese de Azul abandonar essa ideia de negócio.

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.