Os Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira (11 de janeiro de 2024) que a inflação anual atingiu 3,4% em dezembro de 2023, representando uma queda em comparação com os 6,5% registrados em 2022. A taxa experimentou um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando estava em 3,1% no acumulado de 12 meses. Apesar da alta, a inflação nos Estados Unidos permanece inferior à do Brasil, que se situa em 4,62%.

Os dados referentes ao índice de preços ao consumidor foram divulgados pelo Bureau of Labor Statistics. Conforme indicado no relatório, a taxa de todos os itens, excluindo alimentos e energia, apresentou um aumento de 3,9% nos últimos 12 meses. Contudo, essa elevação é menor em comparação aos 4% registrados nos 12 meses encerrados em novembro.

O documento também destacou que a energia diminuiu 2% nos 12 meses encerrados em dezembro, enquanto o índice de alimentos registrou um aumento de 2,7% no ano passado. No âmbito mensal, a taxa foi de 0,3% em dezembro.

A taxa de juros nos Estados Unidos permanece no intervalo de 5,25% a 5,50%, mantendo-se constante desde julho, atingindo o patamar mais alto desde 2001. Em dezembro, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), alertou para a persistência dos riscos inflacionários no país. Apesar de dados recentes indicarem uma desaceleração da economia, observa-se uma maior resiliência no mercado de trabalho.