Nesta sexta-feira, dia 29 de dezembro, as portas das agências bancárias em todo o Brasil estão fechadas para o atendimento presencial. Neste dia, as instituições financeiras dedicam-se exclusivamente a atividades internas, deixando os clientes a buscar alternativas para o pagamento de contas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta a população a utilizar os meios eletrônicos disponíveis, tais como mobile e internet banking, caixas eletrônicos de autoatendimento, caixas da rede 24 horas, banco por telefone e correspondentes, para realizar transações financeiras. Em feriados e fins de semana, esses canais digitais permanecem acessíveis, oferecendo praticamente todas as opções do sistema bancário, conforme destaca Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Para quem tem contas vencidas, como carnês e contas de consumo (água, energia, telefone), a boa notícia é que esses débitos poderão ser quitados sem acréscimos no próximo dia útil, que será 2 de janeiro de 2024, terça-feira. Vale ressaltar que os tributos já têm suas datas ajustadas aos calendários de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Os clientes contam ainda com a opção de agendar pagamentos de contas de consumo ou realizá-los nos caixas automáticos. Os boletos bancários podem ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado), uma ferramenta que permite ao usuário acessar boletos vinculados ao seu CPF ou CNPJ sem necessidade de visualização impressa.

Volta do atendimento presencial nas agências bancárias

 Conforme determinado pela Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, as agências não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Portanto, os bancos não estarão abertos no dia 1° de janeiro de 2024, em comemoração ao ano novo.

A normalização do atendimento presencial ao público está programada para o dia 2 de janeiro de 2024, exceto nas localidades onde houver feriado municipal.