A disciplina vence em TODOS os cenários, mesmo nas burradas financeiras
Semana de pós-Expert XP (que não é o maior evento de investimentos do mundo à toa) e a grande menção honrosa deste texto sobre disciplina vai para o último palestrante a subir no palco do festival, no sábado (2): Tom Brady, ex-jogador de futebol americano que atuava como quarterback na NFL. Durante sua participação, em […]

Semana de pós-Expert XP (que não é o maior evento de investimentos do mundo à toa) e a grande menção honrosa deste texto sobre disciplina vai para o último palestrante a subir no palco do festival, no sábado (2): Tom Brady, ex-jogador de futebol americano que atuava como quarterback na NFL.
Durante sua participação, em poucas palavras, temos um claro sinal de que o grande astro do esporte entende muito das “pancadas que a vida dá”, e por mais que ele não tenha mencionado claramente uma delas, eu faço questão de te contar mais sobre isso.
Separei um trecho especial do discurso, que foi o seguinte: “Quando você falha em algo, seja nos negócios ou no esporte, isso te nocauteia ou te deixa motivado para dar a volta por cima? Essa é a escolha que você tem que fazer todos os dias quando acorda”.
Tom é, provavelmente, o maior jogador da história do futebol americano. Acumulou fortuna, empreendeu, investiu e… ERROU. E não errou pouco não. Errou muito. Errou em escalas que provavelmente nem conseguiríamos imaginar errar.
Se você não sabe de que erro eu estou falando, dê um simples Google sobre o caso de Brady com a FTX, e leia mais sobre o “errinho bobo” que estou falando. Mas só para você saber de uma vez por todas, esse erro de Brady lhe causou uma perda avaliada em aproximadamente R$ 147 milhões.
“Mas, Correia… onde você quer chegar com isso?”
Talvez seja isso que você deva estar se perguntando. Eu quero chegar justamente no ponto que você leu no título: a disciplina vence, sempre, em todos os cenários.
Warren Buffet errou. Tom Brady errou. Você errou (ou ainda errará). Correia (eu mesmo), também já errei, risos.
Mas quando isso acontece (e vai acontecer), tudo o que você precisa fazer é manter a calma.
A estratégia e a disciplina SEMPRE vencem, e no final, seus erros serão esquecidos e quem sabe você até seja o palestrante principal do maior evento de investimentos do mundo. Por que não?
Não se ganha o campeonato vencendo todos os jogos, ou pelo menos não é o natural. A fórmula, na prática, é vencer o maior número de jogos e manter o foco.
Em resumo, caro leitor…
Se nem um “errinho” de R$ 147 milhões foi suficiente para manchar a potência de Tom (que é um dos maiores vencedores do seu esporte) para palestrar sobre dinheiro, foco e trabalho duro, então, quando você errar em menor grau, lembre-se disso: não é o fim do mundo.
Aviso Legal: As opiniões expressas nos artigos de nossos colunistas não refletem necessariamente a posição do site. O conteúdo destina-se apenas a fins informativos e não constitui orientação para investimentos ou recomendação de transações financeiras. Os leitores são aconselhados a buscar aconselhamento profissional antes de tomar decisões financeiras.