PIB da zona do euro cresce 0,3% no 2º trimestre de 2023, afirma Eurostat
No segundo trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro registrou um crescimento de 0,3% em comparação com o trimestre anterior, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Eurostat, o órgão estatístico da União Europeia. Comparado ao mesmo período do ano anterior, a economia da região que compartilha a […]

No segundo trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro registrou um crescimento de 0,3% em comparação com o trimestre anterior, conforme dados ajustados sazonalmente divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Eurostat, o órgão estatístico da União Europeia. Comparado ao mesmo período do ano anterior, a economia da região que compartilha a moeda comum cresceu 0,6%.
Esses resultados alinharam-se às previsões dos analistas de mercado consultados pela Reuters nas duas leituras. Além disso, o desempenho do segundo trimestre representou uma recuperação, após uma queda de 0,1% no quarto trimestre de 2022 e uma estagnação (0,0%) no primeiro trimestre deste ano.
No conjunto da União Europeia, o PIB manteve-se estável em termos trimestrais e registrou um avanço de 0,5% em base anual.
Em relação ao emprego, o Eurostat também informou que o número total de empregados aumentou 0,2% tanto na Zona do Euro quanto na União Europeia no segundo trimestre, após um avanço de 0,5% no trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o emprego aumentou 1,5% na Eurozona e 1,3% na União Europeia, seguindo uma expansão de 1,6% em ambas as regiões no primeiro trimestre de 2023.
Zona do euro x União Europeia
A União Europeia constitui uma aliança política e econômica englobando 27 nações europeias. Seus principais alvos consistem na facilitação do comércio livre e da mobilidade das pessoas, enquanto também se empenha em salvaguardar sistemas democráticos e consolidar estruturas defensivas. Inicialmente formalizada pelo Tratado da União Europeia em 1992, assinado em Maastricht, Países Baixos, suas raízes remontam a épocas anteriores.
O euro serve como moeda oficial da UE, porém nem todos os Estados-membros a adotaram. Um exemplo é o Reino Unido, que não optou pelo euro como sua moeda corrente. Este detalhe guarda relevância para o questionamento: A Zona do Euro é um subsetor monetário dentro da União Europeia, abarcando apenas os Estados-membros que fizeram do euro sua moeda oficial.
Isso implica que o Reino Unido, embora parte da União Europeia, não integra a Zona do Euro, por utilizar a libra como moeda oficial. Analistas afirmam que esta divergência pode ter contribuído para a resiliência da economia britânica em face de crises.
Portanto, é viável para um país ser membro da União Europeia sem pertencer à Zona do Euro.
Veja também:
BDR de ETF: o que é, vantagens e como investir