Inicia nesta segunda-feira (24) a consulta ao 3º lote de Restituição do Imposto de Renda 2023
Na próxima segunda-feira (24) a Receita Federal disponibilizará a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. A partir das 10h, os contribuintes poderão verificar se estão incluídos neste lote, o qual será pago pelo fisco no dia 31 de julho, na conta bancária informada por eles na declaração. Para saber se receberão […]

Na próxima segunda-feira (24) a Receita Federal disponibilizará a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. A partir das 10h, os contribuintes poderão verificar se estão incluídos neste lote, o qual será pago pelo fisco no dia 31 de julho, na conta bancária informada por eles na declaração.
Para saber se receberão nesse lote, os contribuintes devem acessar o site Meu Imposto de Renda e clicar em “Consultar a Restituição” na lista de serviços. A consulta simples pode ser realizada informando o CPF, o ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Caso desejem informações mais detalhadas sobre sua declaração, os contribuintes podem acessar o portal e-Cac. Lá, é possível verificar o status da declaração, verificar se há alguma pendência ou divergência que pode ter levado à inclusão na “malha fina”. Além disso, no e-Cac, é permitido corrigir quaisquer erros encontrados na declaração. Para acessar essa plataforma, é necessário informar o CPF, gerar um código de acesso e senha ou fazer login com a conta Gov.br.
Quem recebe no 3º lote?
No terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023, aqueles com prioridade legal recebem a restituição primeiro. Essas pessoas são as seguintes:
- Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos.
- Pessoas com mais de 60 anos.
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou com doença grave.
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição através do PIX.
Calendário de restituição do Imposto de Renda de 2023
- Primeiro lote – pagamento realizado em 31 de maio.
- Segundo lote – pagamento efetuado em 30 de junho.
- Terceiro lote – consulta disponível em 24 de julho e pagamento programado para 31 de julho.
- Quarto lote – previsto para o dia 31 de agosto.
- Quinto lote – agendado para o dia 29 de setembro.
Veja também:
Tesouro Direto registra R$ 3,81 bilhões em vendas de títulos públicos em junho