A Weg (WEGE3) anunciou na última segunda-feira (02) um novo contrato milionário com a Kroma Energia, empresa focada no desenvolvimento de projetos de geração e comercialização de energia, com sede em Recife (PE).

De acordo com o comunicado ao mercado, a Weg, conhecida por sua liderança na produção de motores elétricos, será responsável pela construção do complexo de energia solar Arapuá, localizado em Jaguaruana, no Ceará.

Além disso, foi informado no fato relevante que o contrato, no valor de R$ 630 milhões, será realizado no formato EPC (Engineering, Procurement and Construction), englobando o projeto, construção, aquisição de equipamentos e montagem da obra.

A fabricante de motores elétricos será a responsável por fornecer módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, uma subestação de energia e bay de conexão para a concessionária local, além de realizar toda a engenharia e montagem eletromecânica do complexo.

Parque solar em fase de construção

A primeira fase do Complexo Solar Arapuá contará com uma potência instalada de 250 megawatts-pico (MWp) e tem a expectativa de gerar até 1.700 empregos diretos e indiretos, de acordo com informações do site da Kroma Energia.

A construção dessa primeira etapa terá início ainda neste semestre, com previsão de conclusão para 2025. O complexo solar deverá começar sua operação comercial no primeiro trimestre de 2026.

Weg também quer entrar no mercado eólico americano

No mês de maio de 2024, a Weg revelou seus planos de ingressar no mercado de geração eólica nos Estados Unidos. Embora os investimentos iniciais não tenham sido divulgados, a empresa afirmou que os valores não são significativos e já estão contemplados no orçamento de capital aprovado.

Para expandir nesse setor, a empresa utilizará sua fábrica de motores e geradores de alta tensão, localizada em Minneapolis, Minnesota. Com 45 mil metros quadrados e cerca de 200 funcionários, a planta será responsável pela produção de aerogeradores com capacidade de 7 megawatts (MW).

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.