A companhia de aluguel e gestão de frotas de veículos pesados, Vamos (VAMO3), da holding Simpar, revelou um lucro líquido de 195,5 milhões de reais no último trimestre do ano passado (2023), enfrentando uma queda de 23% em relação ao ano anterior. 

Apesar disso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) registrou um avanço de 16,6%, atingindo 661 milhões de reais. Esses números contrastam com as expectativas dos analistas, que previam um lucro líquido médio de 160,7 milhões de reais e um Ebitda de 721,3 milhões para a empresa nesse período.

A empresa, que passou por uma série de aquisições recentes, fechou o ano de 2023 com uma alavancagem de 3,32 vezes, prevendo uma trajetória decrescente até o final de 2024. Isso representa um aumento em relação ao ano anterior, quando a relação dívida líquida sobre Ebitda era de 3,07 vezes. 

São boas as expectativas da Vamos para o licenciamento de novos caminhões em 2024, as expectativas de crescimento estão em torno de 15%. Por sua vez, a frota da empresa, composta por 45.727 ativos ao final de 2023, teve um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Dos ativos, 35.520 são caminhões e implementos, com 91,2% da frota já locada, próximo aos níveis normalizados de estoques disponíveis para locação.

O CEO da Vamos, Gustavo Couto, comentou sobre os resultados, destacando os desafios e oportunidades encontrados no mercado atual, bem como os planos estratégicos para o futuro da empresa. Ele ressaltou a importância de manter a eficiência na gestão de frotas e a busca por novas oportunidades de crescimento.

Julia Peres

Redatora do Melhor Investimento.