Vale (VALE3) elege Gustavo Pimenta como novo CEO
O Conselho de Administração da Vale (VALE3) escolheu, por unanimidade, o nome do novo CEO da companhia. O eleito para suceder Eduardo Bartolomeo no cargo é Gustavo Pimenta, atual vice-presidente financeiro da mineradora. Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pimenta também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da empresa. […]

O Conselho de Administração da Vale (VALE3) escolheu, por unanimidade, o nome do novo CEO da companhia. O eleito para suceder Eduardo Bartolomeo no cargo é Gustavo Pimenta, atual vice-presidente financeiro da mineradora.
Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pimenta também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da empresa.
Antes de ingressar na Vale, acumulou 12 anos de experiência na AES, onde atuou como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia, e Vice-presidente de Performance e Serviços, além de ter sido Vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova York.
Daniel Stieler, presidente do Conselho de Administração da Vale, declarou que a empresa está confiante com a nomeação realizada.
“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, disse.
A mineradora comunicou ao mercado a escolha de Gustavo Pimenta como novo CEO na noite da última segunda-feira (26). Eduardo Bartolomeo seguirá na presidência até 31 de dezembro de 2024, apoiando a transição de Pimenta até 28 de fevereiro de 2025, e posteriormente atuará como advisor até o final do ano.
“Estou muito otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale […] acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”, afirmou Bartolomeu.