O Tesouro Nacional anunciou nesta  quarta-feira (5), que vai passar a  emitir títulos em dólares no mercado internacional. Com vencimento em 2033, o papel terá uma duração de 10 anos e será emitido no mercado global. Ao final do dia, o resultado da operação será divulgado.

De acordo com o Tesouro Nacional, o objetivo da operação é promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira. 

A operação será liderada pelos bancos Bank of America, BNP Paribas e Morgan Stanley.

Outras emissões globais feitas pelo Tesouro Nacional

Essa não é a primeira vez que o Tesouro Nacional realiza uma emissão global, porém, algo do tipo não ocorria desde junho de 2021. Além disso, o governo brasileiro planeja realizar sua primeira emissão externa de papéis sustentáveis, que envolvam critérios ambientais e sociais, durante o segundo semestre deste ano.

A emissão de títulos em dólares é uma estratégia comum para governos e empresas de diversos países que buscam levantar capital no mercado internacional. 

Ao emitir esses títulos, o Tesouro Nacional oferece a investidores a oportunidade de investir em dívida soberana brasileira (empréstimo junto ao Governo Federal em troca de uma remuneração acrescida de juros, que varia de acordo com o prazo de resgate da aplicação), o que pode ser atraente para aqueles que desejam diversificar seus investimentos e buscar retornos em outras moedas.

Veja também:

Ações da Petrobras (PETR4) caem após anúncio de mudança na política de preços

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.