O empresário Sérgio Rial, que ganhou notoriedade por sua atuação na Americanas (AMER3) durante a descoberta do rombo bilionário em janeiro de 2023, assumiu o cargo de sócio na Crescera Capital, uma gestora de investimentos. Em uma publicação no LinkedIn, ele comentou sobre a mudança de emprego.

“Me juntei à gestora Crescera Capital juntamente com o amigo e agora sócio Sérgio Eraldo (ex-Bozano e fundador da Legend), para, juntamente com sócios atuais de muita experiência e valor, podermos ajudar a longevidade dos negócios de médio porte, grande motor gerador de empregos, com as pequenas empresas e microempreendedores”, escreveu na rede social.

Sobre Sérgio Rial

Sérgio Rial foi quem anunciou uma das maiores surpresas do noticiário corporativo recente ao revelar que a Americanas (AMER3) tinha um rombo de R$20 bilhões em “inconsistências contábeis”.

Nascido em 28 de julho de 1960, no Rio de Janeiro, Rial é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui especialização em economia pela Universidade Gama Filho.

Ele deu início à sua carreira no banco holandês ABN AMRO e permaneceu lá por 18 anos, de 1984 a 2002. Posteriormente, o executivo ocupou o cargo de diretor de investimentos no extinto banco Bear Stearns em Nova York, de 2002 a 2004.

Em 2004, começou a trabalhar na Minnesota Cargill, nos Estados Unidos. Na empresa alimentícia, ele ocupou o cargo de vice-presidente executivo e diretor financeiro. Oito anos depois, foi convidado a assumir o cargo de CEO da Divisão Seara Foods pelo conselho de administração da Seara Alimentos. Permanecendo no setor alimentício, assumiu então a presidência da Marfrig (MRFG3), mas deixou o cargo um ano depois.

Em setembro de 2015, foi anunciado que Rial assumiria o cargo de chairman no Santander (SANB11). No ano seguinte, tornou-se o CEO do banco. Durante sua gestão, Rial foi um dos responsáveis por transformar a cultura operacional do Santander, rompendo com alguns padrões estabelecidos pela organização espanhola.

No final de 2017, o Santander promoveu um evento para comemorar o lucro de R$10 bilhões. Durante a celebração, Sérgio Rial surpreendeu ao descer de rapel até o palco central.

Em setembro de 2022, a Americanas (AMER3) anunciou a saída de Miguel Gutierrez após quase 30 anos na empresa. Em seu lugar, a varejista anunciou a chegada de Sérgio Rial, que assumiria a administração em 1º de janeiro de 2023.

No entanto, apenas 11 dias após assumir o cargo, Rial revelou o rombo contábil na empresa.