O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou hoje (04) que o plenário da Casa vai votar a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC) no dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno das eleições municipais.

Já a sabatina de Galípolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, etapa que antecede à análise do nome em plenário, ainda não foi definida. 

“Gostaria de comunicar que estamos encaminhando a mensagem à CAE, ficará a cargo do senador Vanderlan a data da sabatina”, comunicou o presidente em plenário, referindo-se ao presidente da comissão, senador Vanderlan Cardoso.

Além disso, Pacheco acrescentou que “da parte da presidência do Senado gostaria de deixar, desde já, definida a data para a apreciação do plenário após a CAE, que é a data de 8 de outubro, após as eleições (municipais)”, finalizou. 

Vale lembrar que o economista Gabriel Galípolo está cotado para substituir Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, que foi indicado durante o governo de Jair Bolsonaro. 

Caso sua nomeação seja aprovada pelo Senado, Galípolo assumirá o cargo por um mandato de quatro anos à frente da instituição, que opera de forma autônoma.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.