A SteelCorp, empresa especializada em construção modular liderada por Roberto Justus, está realizando uma nova rodada de captação que poderá dobrar seu valuation em comparação ao aporte recebido da gestora Reag em 2023, quando adquiriu 30% de participação na companhia.

Embora os detalhes financeiros e o percentual de participação do novo investidor ainda não tenham sido divulgados, a transação já foi submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para análise.

Segundo Justus, essa será a última captação antes de buscar um evento maior de liquidez.

“O negócio já foi fechado. É mais uma capitalização – e a última. A próxima, eventualmente, será um negócio de liquidez maior, mas é o último sócio que vou aceitar na empresa. É importante para financiar todo o nosso crescimento”, afirmou. 

Os recursos obtidos serão direcionados para triplicar a capacidade produtiva da empresa. Como parte desse plano de expansão, a SteelCorp transferirá sua operação de uma fábrica de 7 mil m² em Cotia para uma nova unidade com 17 mil m² em Cajamar.

Estrutura Societária

Atualmente, a estrutura acionária da SteelCorp é composta por:

  • Roberto Justus: 52%
  • Reag Gestora: 30%
  • Daniel Gispert (sócio de Justus): 15%
  • Responsável pelo SteelBank (braço financeiro da empresa): 3%

Investimentos da SteelCorp

Ao longo do processo de formalização da nova rodada de investimentos, a SteelCorp continua fechando contratos estratégicos em um mercado brasileiro ainda em expansão. 

Ao contrário do método tradicional de alvenaria, predominante em 90% das construções no país, a empresa adota o sistema light steel frame, que utiliza estruturas metálicas em construções a seco, com materiais como aço, gesso e proteções térmicas e acústicas.

Um dos projetos recentes da SteelCorp é a reforma do estádio municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP). O estádio receberá o Red Bull Bragantino de forma provisória, enquanto sua arena principal, o Nabi Abi Chedid, passa por uma ampla modernização para se transformar em uma nova arena.

No projeto do Cícero de Souza Marques, a SteelCorp foi responsável por uma reforma completa, que envolveu desde a terraplanagem até a construção de uma nova estrutura quase do zero. 

A escolha da técnica de construção modular reforça a agilidade e eficiência do método, características valorizadas tanto no setor esportivo quanto no mercado de construção moderna.

“Como o Red Bull Bragantino tinha a ideia de fazer esse estádio que vai durar alguns anos, mas não será definitivo, foi a melhor solução na visão deles”, disse Justus. Para o estádio, com capacidade de 10,4 mil pessoas, o período de projeto demorou cerca de quatro meses, aos quais são somados mais seis meses de execução. Um projeto similar em alvenaria demoraria entre um ano e meio e dois anos, conta o executivo.

No sistema light steel frame, as peças metálicas são produzidas na fábrica já com as medidas exatas para a montagem, incluindo as instalações hidráulicas e elétricas. A construção funciona de forma similar ao brinquedo Lego, com componentes prontos para serem encaixados e formar a estrutura final. Além disso, o material é reciclável, permitindo reaproveitamento caso a obra seja desmontada.

Embora tenha se destacado com projetos esportivos, como a reforma do estádio do Red Bull Bragantino, a SteelCorp atua em diversos setores e espera faturar R$ 600 milhões em 2024 e R$ 1,5 bilhão em 2025. Sem limitar-se a um segmento específico, a empresa é responsável tanto pela nova estrutura do clube quanto por outras iniciativas, como:

  • Complexo de data centers da Sacala Data Centers, em Barueri (SP).
  • 42 residências em um condomínio localizado em Indaiatuba (SP).

A estratégia da SteelCorp é migrar para um modelo mais voltado à fabricação e design de módulos, deixando a execução para parceiros contratados pelos próprios clientes. “Nosso objetivo, no futuro, é produzir módulos personalizados para qualquer tipo de projeto e permitir que o cliente escolha quem realizará a obra”, explica Roberto Justus, CEO da empresa.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.