A Receita Federal divulgou na última quinta-feira (20) que o lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril de 2023 já está liberado para consulta.

Para consultar, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Na página da Receita Federal, é possível encontrar instruções e canais para consultar a situação da declaração do Imposto de Renda, através do extrato de processamento acessado no e-CAC. Caso haja alguma inconsistência na declaração, é possível corrigi-la por meio de retificação.

Além disso, a Receita oferece um aplicativo para tablets e smartphones que permite aos contribuintes consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF, diretamente nas bases da Receita Federal.

Previsão para o pagamento da restituição do Imposto de Renda referente ao exercício de 2023

O depósito bancário para um total de 290.934 contribuintes será realizado em 28 de abril de 2023, totalizando o valor de R$ 344.044.482,71.

Do valor total destinado à restituição do Imposto de Renda 2023, R$ 155.117.452,22 serão destinados aos contribuintes com prioridade legal, divididos entre 3.647 idosos acima de 80 anos, 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou e 9.615 contribuintes com o magistério como principal fonte de renda. O crédito bancário para esses contribuintes está programado para o dia 28 de abril.

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio de chave PIX. No caso em que o crédito não possa ser efetuado, por exemplo, devido ao encerramento da conta indicada, os valores serão disponibilizados para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Veja também:
Imposto de Renda 2023: saiba como declarar os seus investimentos

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.