Pagamento da taxa de inscrição do Enem precisa ser feito até a próxima quarta (19)
O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou na última sexta-feira (14). Agora, quem se inscreveu dentro do prazo precisa cumprir com uma outra obrigação: o pagamento da taxa de inscrição. A taxa, no valor de R$ 85, deve ser paga até a próxima quarta-feira (19). As provas estão marcadas para […]
Pagamento da taxa de inscrição do Enem precisa ser feito até a próxima quarta (19)
O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou na última sexta-feira (14). Agora, quem se inscreveu dentro do prazo precisa cumprir com uma outra obrigação: o pagamento da taxa de inscrição.
A taxa, no valor de R$ 85, deve ser paga até a próxima quarta-feira (19). As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e serão realizadas em todas as unidades federativas do Brasil.
Vale lembrar que os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Um balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Educação revelou que quase 100% dos alunos do último ano do ensino médio da rede pública se inscreveram no Enem em vários estados. Entre esses estados estão Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Sobre o Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e serve como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Os resultados do Enem podem ser utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, são aceitos por instituições privadas e por instituições de ensino em países de língua portuguesa que possuam acordo com o Brasil.
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar do exame na condição de treineiros, visando à autoavaliação nos anos anteriores à conclusão da educação básica.
O Ministério da Educação recomenda que os candidatos fiquem atentos ao cronograma, que foi ajustado para garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes que atingem o estado desde o final de abril.