Receita federal alerta sobre novo golpe no Imposto de Renda
A Receita Federal divulgou a descoberta de um novo golpe envolvendo a declaração do Imposto de Renda 2023. Em um comunicado oficial publicado em seu site, o órgão informou que criminosos estão tentando enganar as vítimas por meio de e-mails que mencionam um suposto erro na declaração anual. De acordo com a Receita, golpistas estão […]
A Receita Federal divulgou a descoberta de um novo golpe envolvendo a declaração do Imposto de Renda 2023. Em um comunicado oficial publicado em seu site, o órgão informou que criminosos estão tentando enganar as vítimas por meio de e-mails que mencionam um suposto erro na declaração anual.
De acordo com a Receita, golpistas estão se apropriando indevidamente do nome da instituição para conferir credibilidade ao esquema. Os criminosos enviam e-mails e mensagens informando que foram identificados erros nas declarações e que os contribuintes devem corrigi-los até o dia 31 de maio.
No conteúdo desses e-mails, é incluído um link para que o usuário clique e seja redirecionado para um arquivo PDF contendo os supostos erros. Ao clicar no link e fornecer suas informações pessoais, as pessoas acabam entregando seus dados aos golpistas ou instalando programas suspeitos em seus computadores.
Diante disso, a Receita Federal emitiu um alerta para avisar aos contribuintes que a instituição não entra em contato por e-mail ou mensagem de texto para solicitar correções nas declarações de Imposto de Renda e tampouco solicita que as pessoas cliquem em links.
A fim de conscientizar a população brasileira, a Receita Federal elaborou uma lista com quatro itens que devem ser observados para identificar possíveis golpes. Confira:
1 – Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
2 – Jamais clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois eles podem direcionar você a sites maliciosos ou fazer o download de programas prejudiciais para o seu dispositivo.
3 – Não abra arquivos anexados, pois geralmente são programas executáveis que podem causar danos ao seu computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
4 – Sempre verifique a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal.
“Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial como canais seguros de comunicação”, destacou a Receita Federal.
Confira mais notícias a respeito do tema “Imposto de Renda”.