No segundo dia do Smart Summit, que teve como tema “Transição energética e inovações sustentáveis para adiar o fim do mundo”, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico da cidade do Rio, Chicão Bulhões, falou mais sobre a iniciativa “Sandbox” como uma plataforma inovadora para lançamento de programas teste na cidade.

Bulhões discutiu como a “Sandbox na Cidade do Rio” está revolucionando com soluções sustentáveis e criativas, como por exemplo, os novos postos de abastecimento de veículos movidos a energia elétrica. Além disso, o Secretário falou da parceria com a Embraer que promete testar entrega por drones na cidade, representando uma transição para métodos mais eficientes e sustentáveis.

O Sandbox Rio é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, proporciona um ambiente controlado para testar produtos, serviços ou processos que não estejam alinhados com o cenário regulatório existente. A autorização temporária concedida pelo Município possibilita a realização desses testes.

Os dados coletados durante os experimentos desempenham um papel crucial na compreensão das inovações, permitindo à Prefeitura desenvolver um arcabouço regulatório que seja receptivo e esteja em conformidade com as novas tecnologias. Essa abordagem visa criar um ambiente propício para a experimentação e a implementação de soluções inovadoras na cidade.

A palestra também teve a participação de Marcus Belchior, chefe executivo do Centro de Operações e Resiliência (COR), que compartilhou insights sobre como essas inovações podem colaborar para a redução de problemas climáticos, promovendo uma mobilidade mais eficiente e menos burocrática.

Por sua vez, Chicão Bulhões enfatizou a necessidade de acelerar a transição para métodos mais sustentáveis no Brasil, destacando que o país está um pouco atrasado nesse aspecto. Ele ressaltou os avanços em 2021, onde a cidade do Rio implementou um sistema 100% digital para reciclagem, gestão de lixo e processos administrativos.

O uso de tecnologias como blockchain e inteligência artificial na administração pública é um desafio, mas Bulhões destacou a importância do treinamento e adaptação. Ele comparou a mesma lógica ao gerenciamento de resíduos, mencionando a necessidade de conscientização e mudança de hábitos dos cidadãos para otimizar os gastos públicos.

No mesmo sentido, o secretário também abordou a renovação da frota de BRT, com a incorporação de 700 novos ônibus e a depredação desse patrimônio pela sociedade. Ele chamou a atenção para a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar esses investimentos públicos.

A iniciativa “Sandbox” representa um passo significativo na transformação da cidade do Rio em um laboratório de inovação sustentável, desenvolvendo tecnologias para as “cidades do futuro” e promovendo uma evolução ambiental considerável com a adoção de veículos elétricos e serviços digitais mais eficientes.