IBOV em queda, dólar sobe, com mercado atento à Campos Neto e Haddad
O Ibovespa (IBOV) apresentou queda nesta tarde de quinta-feira (18), à medida que investidores analisam as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O índice operou com uma redução de -0,21% por volta das 15h20 e, posteriormente, às 16h40, apresentou uma queda menor, de -0,02% Enquanto […]

O Ibovespa (IBOV) apresentou queda nesta tarde de quinta-feira (18), à medida que investidores analisam as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O índice operou com uma redução de -0,21% por volta das 15h20 e, posteriormente, às 16h40, apresentou uma queda menor, de -0,02%
Enquanto isso, o dólar está em alta, com percepção do mercado de solidez na economia dos Estados Unidos. Por volta das 14:30 desta quinta-feira (18), a moeda americana estava cotada a R$ 5,27, com avanço de 0,57%. No entanto, às 15:00, registou uma pequena queda, sendo negociada a R$ 5,26.
Falas de Campos Neto e Haddad
No centro das atenções, as falas de Campos Neto destacaram a preocupação com um dólar fortalecido, alertando para possíveis reações de bancos centrais globais. De acordo com o presidente do BC, um cenário com o dólar americano forte é “sempre um problema”.
Em relação ao contexto nacional, ele ponderou, enfatizando que o Brasil tem sido menos afetado, graças ao fluxo de recursos para o país e às robustas reservas internacionais. Além disso, Campos Neto reafirmou a postura do BC de intervir no mercado cambial apenas diante de disfunções, evitando ações contra tendências estruturais.
As declarações ocorreram durante coletiva no G20, que também contou com a presença de Fernando Haddad. Na ocasião, o ministro da Fazenda,comentou sobre as implicações de uma mudança nas expectativas de cortes de juros nos EUA, afetando variáveis macroeconômicas em escala global.