No segundo trimestre de 2023, a Embraer (EMBR3) registrou resultados operacionais mais favoráveis, conforme avaliação da XP. A empresa entregou 17 aeronaves comerciais, em linha com as expectativas, e 30 jatos executivos, um pouco acima do previsto.

Os analistas Lucas Laghi, Fernanda Urbano e Guilherme Nippes destacam que as entregas são um ponto positivo no anúncio, indicando uma recuperação em relação ao primeiro trimestre, o que era esperado devido à sazonalidade do setor, e também mostrando uma melhora na comparação com o mesmo período do ano anterior.

As entregas do primeiro semestre representam 36% das projeções para a divisão comercial no ano e 30% dos jatos executivos. A XP acredita que haverá uma melhoria contínua ao longo do segundo semestre.

Quanto à carteira de pedidos, a XP adota uma visão mais cautelosa. Observam que os 271 pedidos da aviação comercial são 13% menores em relação ao ano anterior, com apenas 7 novos pedidos líquidos no segundo trimestre. No último ano, houve 23 novos pedidos líquidos, o que resulta em um baixo nível de book-to-bill de 0,4 vezes.

Apesar dos resultados positivos no trimestre, os analistas consideram que as adições líquidas de apenas 7 aeronaves E1 na divisão comercial (anunciadas durante a Paris Air Show) foram uma decepção esperada, considerando as expectativas elevadas do mercado para a atividade comercial nos meses anteriores à feira.

Em relação ao resultado financeiro, que será divulgado em 14 de agosto, os analistas acreditam que os números operacionais sinalizam um bom desempenho para a Embraer. Eles reiteram sua visão de que a empresa deve se destacar positivamente entre as empresas que estão sob a cobertura da XP no segundo trimestre.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.