Com um discurso sobre o “sonho americano”, Trump vence as eleições e é eleito presidente dos Estados Unidos, derrotando a candidata democrata Kamala Harris.

A apuração dos votos se mostrou mais acelerada que o esperado pois muitos eleitores puderam antecipar seus votos, o que facilitou bastante o processo.
Sua vitória foi marcada por uma campanha controversa e polarizadora, que mobilizou milhões de eleitores em um cenário altamente dividido.

Votação por Estados

Donald Trump teve algumas vitórias esmagadoras com destaque nos estados de Dakota do Norte, Flórida, Carolina do Norte, Georgia, dentre outros.
Kamala Harris, apesar da derrota, se destacou nos estados de Colorado, Illinois e Nova York.

Campanha e Propostas de Trump para 2025

O republicano Donald Trump se dedicou a reverter a situação em alguns estados que não houve vitória na última eleição. Além disso se comprometeu a restaurar a “grandeza” dos EUA, encapsulada em seu slogan: “Make America Great Again” (“Fazer a América Grande Novamente”).
Com um discurso semelhante à sua última candidatura, se manteve atual devido situação econômica atual dos EUAs e que se refletiu em insatisfação evidente por parte dos cidadãos americanos.
Ele também defendeu uma postura rígida em relação à imigração, prometendo manter o discurso sobre deportação em massa, taxação e criação de muro na fronteira com o México. Destacou conter a entrada de imigrantes ilegais, a necessidade de reformar o sistema de saúde do país. Além disso propôs fortalecer a segurança pública e militar do país, além de propor acabar com a guerra na Faixa de Gaza.
Donald Trump prometeu um breve discurso em agradecimento ao povo americano e em comemoração à sua vitória localizado no Centro de Convenções de Palm Beach, EUA.

Sobre a inauguração e posse de Donald Trump

O sistema de votos americano, diferente do funcionamento das eleições no Brasil, significa que um candidato pode vencer a eleição no Colégio Eleitoral mesmo sem ter a maioria do voto popular, pois o número de delegados por estado varia em função da população.

Após a confirmação dos resultados pelo Congresso, Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025, iniciando seu mandato de quatro anos.