Nesta segunda-feira (15), o dólar iniciou o dia em declínio, seguindo um clima de confiança no cenário internacional e a repercussão dos dados apresentados no último Boletim Focus do Banco Central do Brasil, que agrega as previsões econômicas de diversos especialistas do mercado.

Às 09h20, a moeda apresentava uma queda de 0,40%, sendo cotado a R$ 4,9036.

Na última sexta-feira, a moeda americana teve uma queda de 0,25%, chegando a R$ 4,9234, o que resultou em uma diminuição de 0,40% ao longo da semana. Com esse desempenho, o dólar acumulou as seguintes reduções:

1,28% no mês;

6,72% no ano.

Influência do cenário internacional no preço do dólar

No cenário internacional, a renegociação do limite da dívida dos Estados Unidos continua sendo o ponto de destaque. O presidente Joe Biden, do Partido Democrata, busca aumentar o teto para permitir que o governo cubra as despesas do país, porém, encontrava certa oposição nas últimas semanas.

No último domingo, o presidente dos Estados Unidos expressou seu otimismo inato ao afirmar: “Permaneço otimista porque sou um otimista por natureza, mas realmente acredito que tanto os republicanos quanto nós, democratas, temos o desejo de chegar a um acordo, e creio que seremos capazes de fazê-lo”.

Na Europa, a produção industrial da zona do euro apresentou uma queda muito maior do que o previsto em março.

De acordo a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat), a produção caiu 4,1% em março em relação ao mês anterior, registrando uma queda de 1,4% na comparação anual. Especialistas econômicos consultados pela Reuters previam uma diminuição mensal de 2,5% e um aumento de 0,9% na comparação anual.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.