Diretora de Tecnologia da OpenAI, Mira Murati, informa saída da empresa
Em uma postagem no X nesta quarta-feira (25), ela explicou que está se afastando para explorar novos caminhos pessoais, mas garantiu que trabalhará para uma transição tranquila.
Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, anunciou sua saída da empresa de inteligência artificial, tornando-se a mais recente de uma série de saídas importantes. Em uma postagem no X nesta quarta-feira (25), ela explicou que está se afastando para explorar novos caminhos pessoais, mas garantiu que trabalhará para uma transição tranquila.
Murati desempenhou um papel fundamental na OpenAI, inclusive atuando como CEO interina após a breve demissão de Sam Altman em novembro passado.
Altman agradeceu publicamente pelo impacto significativo de Murati na empresa. “É difícil exagerar o quanto Mira significou para a OpenAI, nossa missão e para todos nós pessoalmente.”
Ele também acrescentou que compartilharia mais informações com os funcionários sobre os planos de transição em breve.
Durante seu tempo na OpenAI, a executiva liderou lançamentos importantes, como o ChatGPT, a plataforma de geração de imagens DALL-E e o modo de voz do ChatGPT, que permite conversas em tempo real.
A saída de Murati é a mais recente em uma série de mudanças na liderança da OpenAI, após a demissão de Altman. O cientista-chefe Ilya Sutskever saiu em maio, o cofundador Greg Brockman entrou de licença em agosto e o pesquisador John Schulman foi para a concorrente Anthropic. Agora, apenas Sam Altman e Wojciech Zaremba permanecem da equipe fundadora original.
Murati expressou gratidão por ter trabalhado na OpenAI em sua postagem no X. “Juntos, ultrapassamos os limites da compreensão científica em nossa busca para melhorar o bem-estar humano”, escreveu.