CPI EUA: inflação do consumidor sobe 0,4% em fevereiro, dentro da estimativa
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (12) que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) registrou um aumento de 0,4% em fevereiro, comparado a uma taxa de 0,3% em janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado, a inflação atingiu 3,2%, um aumento em comparação aos 3,1% do mês anterior. Os […]
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (12) que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) registrou um aumento de 0,4% em fevereiro, comparado a uma taxa de 0,3% em janeiro.
Em relação a fevereiro do ano passado, a inflação atingiu 3,2%, um aumento em comparação aos 3,1% do mês anterior.
Os números de fevereiro estão em conformidade com as expectativas, uma vez que analistas consultados pelo LSEG projetavam uma variação mensal de 0,4% e uma inflação anual de 3,1%.
O núcleo da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia, também registrou um aumento mensal de 0,4% em fevereiro, mesmo valor registrado em janeiro. Em termos anuais, o aumento foi de 3,8%, ligeiramente menor que os 3,9% registrados no mês anterior.
De acordo com o Departamento do Trabalho, os preços da habitação (shelter) aumentaram 0,4%, enquanto os preços da gasolina subiram 3,8%, contribuindo com mais de 60% do aumento mensal do CPI.
Já o índice de energia aumentou 2,3% durante o mês, enquanto o índice de alimentos permaneceu inalterado (0,0%) em fevereiro, assim como os preços dos alimentos em casa. Os preços dos alimentos fora de casa aumentaram 0,1% durante o mês.