A ex-prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, da coligação de centro-esquerda Vamos Continuar a Fazer História, tornou-se a primeira mulher eleita presidente do México, obtendo uma ampla vantagem sobre a segunda colocada, a ex-senadora de centro-direita Xóchitl Galvez.

De acordo com o último boletim do Instituto Nacional Eleitoral (INE), com mais de 74% dos votos apurados, Sheinbaum tem 58,4% dos votos contra 28,5% da opositora. O partido Morena e seus aliados devem ainda garantir o governo de pelo menos 7 dos 9 estados em disputa no último domingo.

Além disso, as forças governistas, lideradas pelo Morena, devem se aproximar de uma maioria qualificada no Congresso, com projeções indicando a possibilidade de conquistar cerca de 80 cadeiras no Senado e mais de 350 na Câmara, incluindo os parlamentares do PT e do Partido Verde, que fazem parte da coligação.

Essa vantagem facilitaria a realização de uma reforma na Constituição, uma das prioridades do presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) nos últimos anos.

“Pela primeira vez nos 200 anos da república, serei a primeira mulher presidente do México”, declarou Sheinbaum a seus apoiadores, sob fortes aplausos e gritos de “presidente, presidente”, conforme reportou a agência Reuters.

O presidente AMLO celebrou a vitória nos primeiros minutos desta segunda-feira (03) e expressou sua felicidade pela ampla margem de vitória de Claudia Sheinbaum.

“Confesso que estou muito feliz, orgulhoso de ser presidente de um povo exemplar, o povo do México. O dia da eleição mostrou que é um povo, o nosso, muito politizado, um povo com vocação democrática”, disse ele em um vídeo publicado nas redes sociais.

Quem é Claudia Sheinbaum?

Claudia Sheinbaum Pardo é cientista e política, nascida em 24 de junho de 1962, na Cidade do México. De ascendência judaica, seus avós migraram da Lituânia e Bulgária para o México para escapar da Segunda Guerra Mundial.

Desde cedo, Claudia esteve imersa em ambientes acadêmicos e políticos. Seu pai, Carlos Sheinbaum Yoselevit, era engenheiro químico, e sua mãe, Annie Pardo Cemo, bióloga e professora, ambos participantes do movimento estudantil de 1968 no México.

Formou-se em Física na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e foi membro do Conselho Estudantil Universitário (CEU), participando ativamente do movimento estudantil de 1986 a 1987 em defesa da gratuidade universitária.

Formada em 1989, Claudia obteve mestrado e doutorado em Engenharia de Energia na mesma universidade. Em 1995, tornou-se professora do Instituto de Engenharia da UNAM e, quatro anos depois, foi premiada como jovem pesquisadora da universidade em engenharia e inovação tecnológica.

Seu envolvimento com a política teve início nos anos 1980 com o movimento estudantil, mas efetivamente começou em 2000, quando AMLO era prefeito da Cidade do México. Na ocasião, foi nomeada Secretária do Meio Ambiente da capital, cargo que ocupou até 2006.

De 2015 a 2017, foi prefeita de Tlalpan e, em 2018, venceu a eleição para a prefeitura da Cidade do México.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.