O CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite de sábado (24) em um aeroporto nos arredores de Paris e mantido sob custódia, conforme relatado pela mídia francesa. 

O empresário russo de 39 anos está sendo acusado de não controlar o uso do Telegram para práticas criminosas. Nesse cenário, o órgão francês OFMIN, encarregado de proteger menores contra a violência, emitiu um mandado de prisão contra Durov. 

Entre as acusações estão envolvimento com crime organizado, tráfico de drogas, fraude, cyberbullying e promoção de terrorismo na plataforma, segundo informações da agência AFP.

O Telegram, que possui cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo, tem ampla presença em países como Rússia e Ucrânia. Após a prisão de Durov, a embaixada russa em Paris rapidamente pediu explicações às autoridades francesas e exigiu a garantia dos direitos do executivo, além de acesso consular. 

Uma nota divulgada no Telegram informou que a equipe da embaixada está em contato com o advogado de Durov.

Saiba quem é Pavel Durov

Pavel Durov, conhecido por ser o fundador da rede social VKontakte (VK) em 2006, frequentemente comparada ao Facebook, deixou a empresa após divergências com os acionistas, que mantinham ligações com o Kremlin. O desacordo foi sobre a administração e controle da plataforma, o que culminou em sua saída em 2014.

Após deixar a Rússia, Durov migrou para São Cristóvão e Nevis, no Caribe, onde adquiriu cidadania ao fazer uma doação de US$ 250 mil para a indústria local de açúcar. Em agosto de 2021, ele também obteve cidadania francesa.

Durov é conhecido por valorizar a liberdade, o que o motivou a criar o Telegram em 2013, promovendo-o como uma plataforma neutra e livre de censura, aberta a todas as vozes e pontos de vista. Ele mencionou em uma entrevista ao comentarista Tucker Carlson que a liberdade, seja de expressão ou de mercado, sempre guiou suas decisões, tanto pessoais quanto profissionais.

Atualmente, Pavel Durov possui um patrimônio líquido estimado em US$ 15,5 bilhões, segundo a Forbes, o que o coloca como a 121ª pessoa mais rica do mundo.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.