O presidente-executivo do Itaú Unibanco (ITUB4), Milton Maluhy Filho, declarou nesta quarta-feira (19) que “tudo leva a crer” que o banco pagará dividendos extraordinários aos acionistas referentes ao exercício de 2024.

Durante o evento online Itaú Day, Maluhy Filho mencionou que, com base nas informações atuais, “tudo leva a crer que vamos fazer mais um pagamento extraordinário”, disse. 

Ele acrescentou que enxerga “com um grau de convicção alta de que deve acontecer, e a gente deve anunciar até o final do ano,” disse o executivo, destacando que os valores serão decididos posteriormente, conforme o banco obtenha mais segurança e confiança nos números. Além disso,  Maluhy Filho enfatizou que o objetivo não é manter capital acima de um certo patamar.

No exercício do ano passado, o Itaú pagou 21,5 bilhões de reais em juros sobre capital próprio e dividendos, dos quais 11 bilhões de reais foram dividendos adicionais.

CEO está confiante com guidance da empresa

O CEO também expressou confiança de que o guidance para a carteira de crédito no ano será atingido, apesar de o desempenho do primeiro trimestre, em termos anualizados, ter ficado abaixo das previsões do banco.

“Continuamos acreditando que vamos entregar o guidance de crescimento de carteira, que é um crescimento bastante robusto, dado o tamanho da oportunidade e os desafios macro que existem, especialmente com custo de crédito caindo nominalmente”, afirmou.

O Itaú Unibanco (ITUB4) possui como guidance para o ano corrente uma expansão de 6,5% a 9,5% na carteira de crédito total. No entanto, no primeiro trimestre, o crescimento foi de apenas 2,8% ano a ano, ou 5,6% quando excluída a variação cambial.

Milton Maluhy Filho, enfatizou que o banco está focado em crescer com qualidade. “Não queremos ter ciclos de curto prazo em que mostramos um crescimento vertiginoso, mas que depois passamos dois, três anos explicando o custo do crédito, a margem financeira líquida,” afirmou ele, destacando a importância de um crescimento sustentável.

Sobre a competição no setor, Maluhy Filho avaliou que o Itaú está em um “momento muito, muito bom,” conseguindo competir de igual para igual com outros players do mercado. 

“O Itaú está muito bem posicionado, conseguimos competir em todos os negócios com muita ênfase, com muita qualidade, entregando valor e criando valor para o acionista,” disse ele. No entanto, ele reconheceu que há outras empresas fazendo um excelente trabalho no mercado e destacou a necessidade do Itaú de estar atento a essas movimentações.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.