Carlsberg adquire empresa dona da Maguary, a Britvic, por 3,3 bi de libras
A fabricante dinamarquesa de cerveja Carlsberg AS fechou um acordo para adquirir a fabricante inglesa de refrigerantes Britvic Plc por £3,3 bilhões (US$ 4,2 bilhões). Com a transação, a empresa expandirá significativamente sua presença além do setor cervejeiro, já que a compra combina duas grandes engarrafadoras de refrigerantes da PepsiCo Inc. Vale lembrar que, em […]

A fabricante dinamarquesa de cerveja Carlsberg AS fechou um acordo para adquirir a fabricante inglesa de refrigerantes Britvic Plc por £3,3 bilhões (US$ 4,2 bilhões).
Com a transação, a empresa expandirá significativamente sua presença além do setor cervejeiro, já que a compra combina duas grandes engarrafadoras de refrigerantes da PepsiCo Inc. Vale lembrar que, em 2015, a Britvic adquiriu a empresa brasileira dona das marcas Maguary e Dafruta.
Com a oferta da Carlsberg, o valor de cada ação será de £13,15, representando um prêmio de 36% em relação ao preço das ações antes da divulgação do interesse na aquisição. O conselho da Britvic já deu sinal verde para o acordo.
É importante enfatizar que desta oferta, a Carlsberg havia feito duas propostas anteriores – variando entre £12 e £12,50 por ação – que foram rejeitadas pelo conselho da Britvic.
Ações da Britvic subiram com a movimentação
Com a notícia do acordo, as ações da Britvic chegaram a ser impulsionadas em até 5,3% no início das negociações em Londres, para £12,74. Por outro lado, a Carlsberg, cujas ações haviam caído mais de 10% desde que suas abordagens se tornaram públicas, mostrou uma alta de até 4% no início das negociações em Copenhaga.
A fabricante dinamarquesa vem se diversificando para além da sua tradicional categoria de cerveja, à medida que as vendas de cervejas alcoólicas não crescem tanto quanto as de cervejas sem álcool, refrigerantes e alternativas como o hard seltzer.
A expansão no Reino Unido, por meio da aquisição da Britvic e da parceira cervejeira da cadeia de pubs Marston’s Plc — acordo também anunciado nesta segunda-feira (08) —, reforça a presença da Carlsberg no país. A empresa tem buscado novos mercados após ter seus negócios na Rússia confiscados devido à invasão da Ucrânia.
O CEO da Carlsberg, Jacob Aarup-Andersen, comentou que a reação inicial negativa dos acionistas resultou da falta de comunicação adequada quando o acordo se tornou público. Ele destacou a estratégia de acelerar categorias com maior potencial de crescimento, como cerveja premium, cerveja sem álcool, além de cerveja e refrigerantes.
Nos mercados onde a Carlsberg combina seus segmentos tradicionais com refrigerantes, a empresa obtém margens mais altas, segundo Aarup-Andersen. Marcas como a cidra Somersby e o hard seltzer Garage representam 2% dos volumes da empresa, que pretende criar uma única empresa de bebidas no Reino Unido, chamada Carlsberg Britvic.