O Banco Nacional anunciou ao mercado que seu acionista controlador, o BTG Pactual (BPAC11), protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro para a oferta pública de aquisição (OPA) das ações em circulação da companhia.

O valor estabelecido para as ações preferenciais e ordinárias na OPA é de R$ 50,97 por lote de 1.000 ações. Esse preço pode ser ajustado para um valor adicional, caso determinadas condições sejam atendidas, conforme os termos da oferta.

No comunicado, o Banco Nacional não especificou o volume de ações que será incluído na oferta.

Vale lembrar que, no fim do mês de maio, o BTG Pactual assumiu o compromisso de adquirir o controle acionário do Banco Nacional, que está em processo de liquidação extrajudicial, juntamente com suas subsidiárias, desde 1996. O valor da transação não foi divulgado.

De acordo com o BTG, essa operação faz parte de sua estratégia focada na recuperação de carteiras de créditos inadimplidos e aquisição de ativos financeiros alternativos.

O banco tem se destacado nesse tipo de operação por meio de sua área de Special Situations, adquirindo carteiras de instituições que faliram, como aconteceu com o Banco Econômico, Bamerindus e BVA.

As negociações entre os bancos já haviam sido informadas em novembro de 2023, na mesma época em que o Banco Nacional aprovou, em assembleia, um aumento de capital de R$ 1,443 bilhões.