A BrasilAgro (AGRO3) confirmou a compra da Companhia Agrícola Novo Horizonte, em continuidade ao comunicado divulgado no dia 21 de maio. Devido a variações nos ativos e passivos da Novo Horizonte desde a assinatura do contrato, o valor da transação foi ajustado de R$ 36,4 milhões para R$ 42,7 milhões.

Com a aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) publicada em 19 de junho de 2024 e o cumprimento das condições contratuais, a Novo Horizonte foi incorporada pela BrasilAgro através de sua subsidiária.

Vale destacar que as operações da Companhia Agrícola Novo Horizonte S.A. estão localizadas em Novo São Joaquim, Mato Grosso, cerca de 100 km de Primavera do Leste. Esta região é uma das mais importantes para a produção agrícola no Brasil, com uma área arrendada de 4.767 hectares úteis, dos quais 670 hectares são irrigados, aptos para a produção de safra e safrinha de grãos e algodão.

Conforme comunicado em maio, o prazo do arrendamento é de 16 anos, com preço médio de 13 sacas/ha. A BrasilAgro divulgará seus resultados referentes ao quarto trimestre da safra 2023/2024 em 3 de setembro.

Na mesma ocasião, a companhia declarou que acreditava que as operações da Novo Horizonte posicionariam a BrasilAgro em “mais uma região que possuí altitude, topografia e pluviometria favoráveis para o cultivo de safra e safrinha de grãos e algodão, além da área irrigada, trazendo um incremento ao resultado operacional da companhia”, disse.