A gestora norte-americana BlackRock (BLK; BLAK34), uma das maiores do mundo, anunciou na última quinta-feira (04) a redução da sua participação na Alpargatas (ALPA4), dona da Havaianas.

Agindo em nome de alguns de seus clientes na qualidade de administradora de investimentos, a BlackRock alienou ações preferenciais emitidas pela Alpargatas. Em 1° de julho de 2024, sua participação agregada passou a ser de 17.157.043 ações preferenciais, representando aproximadamente 4,994% do total de ações preferenciais emitidas pela companhia.

A Black Rock esclareceu que sua participação acionária tem caráter estritamente de investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da Alpargatas.

Além disso, a gestora também informou que não possui contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela companhia.

BlackRock aumenta participação na Marcopolo (POMO4)

Em junho, a BlackRock comunicou um aumento de participação na Marcopolo (POMO4). A compra foi realizada por meio de instrumentos financeiros derivativos chamados “contracts for difference” (CFDs), que são referenciados em ações preferenciais emitidas pela Marcopolo.

No dia 12 de junho, a BlackRock adquiriu 36,514 milhões de CFDs, representando aproximadamente 5,027% do total de ações preferenciais emitidas pela Marcopolo. Além disso, a BlackRock possui 51,164 milhões de ações preferenciais, o que equivale a cerca de 7,044% do total de ações preferenciais da empresa.

Com a compra, a BlackRock tem o propósito exclusivo de investimento, sem a intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da Marcopolo. A gestora também afirmou que não celebrou quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Marcopolo.