A Berkshire Hathaway decidiu aumentar sua participação em cinco empresas de comércio do Japão, elevando sua média para 8,5%. A movimentação tem como objetivo reforçar o interesse de Warren Buffett em algumas das ações favoritas da empresa.

A empresa de um dos maiores investidores do mundo agora possui ações na Itochu Corp., Marubeni Corp., Mitsubishi Corp., Mitsui & Co. e Sumitomo Corp., conforme declarado em comunicado nesta segunda-feira (19). Em abril, Buffett, que é presidente do conselho da Berkshire, anunciou que planejava aumentar suas participações nessas empresas japonesas, o que resultou em um aumento significativo nos preços das ações.

Buffett viajou para o Japão em abril para se encontrar com executivos das empresas de comércio, e a reunião foi considerada um sucesso por ambas as partes. Esses conglomerados, envolvidos em uma ampla gama de atividades, desde o comércio de gás até a criação de salmão, relataram aumento nos lucros no último ano fiscal devido aos altos preços das commodities e à desvalorização do iene.

O apoio do investidor bilionário, juntamente com a estabilidade da inflação e melhores retornos para os acionistas, incluindo recompras de ações, impulsionaram as ações japonesas para níveis máximos em 33 anos. O índice Topix Wholesale Trade, que inclui empresas como a Mitsubishi, teve um aumento de 39% este ano, superando os fabricantes de eletrodomésticos.

A Mitsubishi e outras empresas no Japão que estão expostas a commodities têm usado os recursos obtidos com o aumento dos preços de energia do ano passado para realizar programas de recompra de ações.

No entanto, Hiroshi Namioka, estrategista-chefe da T&D Asset Management Co Ltd, acredita que o potencial de valorização das ações dessas empresas e do mercado japonês em geral pode ser limitado, uma vez que o mercado já considerou as novas compras de Buffett.

A Berkshire planeja aumentar ainda mais seus investimentos em até 9,9% em cada uma das cinco empresas japonesas. No entanto, a empresa não fará compras adicionais sem a aprovação específica do conselho de administração de cada empresa, de acordo com o comunicado.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.