De acordo com estimativas da XP Investimentos, atualizadas nesta semana, o Banco do Brasil (BBAS3) deve somar um pagamento proporcional de dividendos ainda maior que o atual neste e no próximo ano.

A projeção é de que o rendimento dos dividendos (dividend yield, ou DY) das ações do banco seja de 12,2% neste ano e de 12,8% no ano que vem. Dessa forma, o DY projetado fica levemente acima do patamar atual das ações, que está em 11,5%. 

Nos últimos 12 meses, o Banco do Brasil (BBAS3) pagou R$ 4,52 por ação no acumulado.

Desse modo, a perspectiva é que os dividendos do Banco do Brasil sejam os maiores dentre as empresas do setor bancário.

O único banco que deve pagar dividendos e somar um yield de dois dígitos, segundo a XP, deve ser o Banrisul (BRSR6). A previsão atual para 2024 está em torno de com 10%.

Além disso, B3 (B3SA3) e Bradesco (BBDC4) estão dentre os papéis com yield estimado próximo aos 7%, para este ano ou o próximo ano.

Quais os principais riscos de investir em ações do Banco do Brasil?

Risco Político: O Banco do Brasil é uma empresa, em sua maioria, controlada pelo Estado, e está sujeita a mudanças decorrentes de decisões políticas.

Concorrência: O surgimento de concorrentes, principalmente fintechs, bem como uma maior agressividade das ofertas dos concorrentes atuais podem afetar os resultados do banco.

Índice de Basileia: O Índice de Capital Principal (ICP) pode ser impactado negativamente pelo aumento das provisões e passivos atuariais. Bem como pela redução do valor justo dos ativos relacionados aos Planos de Previdência e Benefícios de Saúde dos Empregados e ex-empregados administrados pelas Entidades Patrocinada.

Sobre o Banco do Brasil

O BB é um banco brasileiro, constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil em 50% das ações. 

É um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro, tendo como acionistas, para além da União, capital estrangeiro, livre capital nacional e ações em tesouraria.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.