O Banco Central (BC) anunciou que a segunda fase do Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberta em 7 de março. No entanto, os cidadãos já podem verificar se possuem recursos “esquecidos” em instituições financeiras, já que nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a consulta foi liberada no site do BC a partir das 10 horas (horário de Brasília).

A segunda fase do SVR tem potencial para injetar até R$ 6 bilhões na economia, beneficiando 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A nova etapa também apresenta algumas melhorias, como a criação de uma sala de espera virtual e a possibilidade de consulta para herdeiros e testamentários de valores pertencentes a pessoas falecidas.

O Banco Central também informou que nessa etapa, os valores recuperados podem estar relacionados a contas de pagamento, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, bem como outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. Além disso, recursos referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas também podem ser solicitados.

Com a inclusão de todos os tipos de valores previstos na regra do SVR, o BC espera aumentar as chances e o valor a ser recuperado pela sociedade.

Banco Central pede cautela para evitar golpes

No entanto, o BC alerta sobre possíveis golpes e enfatiza que o único site oficial para consulta e solicitação de devolução de valores para pessoas físicas ou jurídicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. Portanto, é importante tomar cuidado com sites fraudulentos que possam tentar enganar os usuários em busca de seus recursos “esquecidos”.

Leia as notícias mais importantes da semana: