Aluguel residencial no Brasil: IVAR aponta aumento de 1,40% em abril
No último mês de abril, o mercado de aluguel residencial no Brasil registrou um aumento significativo, conforme revelado pelo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). O IVAR mostrou um aumento de 1,40% nos aluguéis residenciais em abril, em comparação com o mês anterior, […]

No último mês de abril, o mercado de aluguel residencial no Brasil registrou um aumento significativo, conforme revelado pelo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
O IVAR mostrou um aumento de 1,40% nos aluguéis residenciais em abril, em comparação com o mês anterior, marcando uma aceleração em relação ao aumento de 1,06% registrado em março. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou um aumento de 9,16%, representando uma mudança em relação aos 8,48% registrados até março.
Análise regional do aluguel no Brasil em abril
A análise por região revelou que três das quatro cidades analisadas apresentaram aceleração na taxa interanual de aluguel residencial. São Paulo liderou o aumento com uma taxa de 7,44%, seguida por Porto Alegre (8,75%) e Belo Horizonte (10,45%). O Rio de Janeiro foi a única cidade a registrar uma leve desaceleração, passando para 11,05%.
Variação mensal
Em São Paulo, o aluguel residencial registrou um avanço notável de 3,20% em abril, enquanto no Rio de Janeiro houve uma queda de 0,46%. Em Belo Horizonte, os aluguéis recuaram 3,38%, e em Porto Alegre, houve um aumento de 2,02%.
Acumulado em 12 meses
No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis residenciais apresentaram os seguintes aumentos: 7,44% em São Paulo, 10,45% em Belo Horizonte, 11,05% no Rio de Janeiro e 8,75% em Porto Alegre.
O IVAR foi desenvolvido para fornecer uma medição mensal dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro. Por meio de contratos assinados entre locadores e locatários, o IVAR oferece uma visão abrangente das tendências do setor. Dessa forma, ele permite uma análise detalhada das variações de preços ao longo do tempo, auxiliando na tomada de decisões no mercado imobiliário.