A Eletrobras (ELET3) divulgou nesta sexta-feira (7) que deu início à estruturação para o lançamento da venda de seu conjunto de usinas térmicas movidas a gás. As termelétricas fazem parte do “Complexo Interior” e incluem as usinas Mauá 3, Aparecida e Santa Cruz.

Além disso, a companhia planeja alienar os direitos de reversão, em 2025, do “Complexo PIEs” que engloba as usinas Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui, juntamente com o projeto de Rio Negro. O potencial total de geração de energia desses ativos é de 2.059 megawatts (MW).

De acordo com a Eletrobras, a venda das termelétricas está alinhada com seus objetivos de descarbonização e “net zero”, bem como a simplificação de sua estrutura societária e a reestruturação de seu portfólio de ativos, fortalecendo suas metas ambientais e sociais.

A efetivação do desinvestimento dependerá das devidas aprovações, incluindo contrapartes, credores e órgãos reguladores, além de possíveis reestruturações societárias (carve-out), seguindo o processo de aprovações estabelecido pela governança interna da Eletrobras, afirmou a empresa em comunicado.

Veja também:
XP Investimentos destaca Gerdau e CSN como favoritas no setor de mineração e siderurgia

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.